quarta-feira, 24 de agosto de 2011

África em Filmes, Livros e Blogs


Um pouco de diversão e cultura não faz mal a ninguém. Para preparar minha viagem para a África, tive, é claro, que pesquisar um pouco. Vou passar para vocês uma seleção do que encontrei de melhor em filmes, livros e Internet.

Três Filmes:
1.     Diamante de Sangue – Durante a Guerra civil de Serra Leoa, nos anos 90, Leonardo DiCaprio, em grande forma, é um contrabandista de diamantes rodesiano (atual Zimbábue), que parte em busca de uma grande pedra rosa junto com um pescador local. Mostra o tráfico de diamantes para financiar a guerra civil e o uso de crianças-soldados num dos países mais pobres do mundo. Aventura de primeira.
2.     Hotel Ruanda - Durante o genocídio de Ruanda (onde o mundo se omitiu e quase um milhão de pessoas foram mortas em apenas cem dias) um gerente de hotel (Don Cheadle) abriga mais de mil pessoas que fogem do massacre. Três indicações ao Oscar num filme dramático.
3.     O Último Rei da Escócia – A relação entre um jovem médico escocês e o célebre ditador de Uganda Idi Amin Dada (Forest Whitaker, Oscar de melhor ator). Violento e real.

Três Livros
1.     O Safári da Estrela Negra – uma viagem através da África – o escritor Paul Theroux parte do Cairo à Cidade do Cabo, por via terrestre ou fluvial numa empolgante jornada de mais de seis meses em 2002. No livro, Theroux discute o papal das entidades assistencialistas que, para ele, com seus Land Rovers e muita arrogância, acabam por piorar o quadro de miséria na África. Ainda segundo ele, os governos africanos não querem a melhorar a vida da população, pois isso acabaria com as doações milionárias (em grande parte desviadas). Fala ainda da indústria que mais floresceu na África contemporânea; a das funerárias, por causa da alta mortalidade causada pela AIDS. Imperdível.
2.     Pé na África – O jornalista Fábio Zanini tenta ir da África do Sul ao Cairo em 2008 (roteiro parecido com o nosso). Seu objetivo não fica completo, pois não consegue o famoso visto do Sudão. Mistura de jornalismo e viagem que não dá pra parar de ler.
3.     Lonely Planet África – Simplesmente a Bíblia dos mochileiros na África. Tudo, absolutamente tudo, em 1200 páginas. Tem que arranhar o inglês.

Três Blogs
1.     Pé na África – Enquanto viajava Fábio Zanini alimentava seu Blog. E ainda continuou alimentando durante algum tempo. O livro é mais completo, mas o Blog é o dia a dia da viagem. Muito legal.
2.     O Candongueiro – João Fellet é jornalista. Saiu da África do Sul chegando ao Oriente Médio viajando nos candongueiros (não foi exatamente assim), como são conhecidas as vans em Angola. Vale à pena.
3.     Elefantnews – Eduardo de Castro é experiente jornalista da TV Record Moçambique e, de lá, manda e comenta o que acontece na África. No último dia 21, postou sobre os restaurantes que servem feijoada em Maputo. Muito apetitoso.
No cantinho tem mais alguns Blogs interessantes. Dêem uma olhada.

Acho que essas indicações são um bom começo para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a África. Se alguém quizer mais indicações, escreva para mim que tem muito mais. 

3 comentários:

  1. Olá, Gerson, obrigado pelas dicas ! Já vi o Diamantes de Sangue e o impressionantíssimo O Último Rei da Escócia, que deu um Oscar pra lá de merecido para o Forest Whitaker, que está simplesmente assustador no papel de Idi Amim. Fiquei muito curioso com o livro do Paul Theroux, vou procurar por aqui - vai ser uma boa leitura, enquanto aguardamos a leitura certamente muito mais divertida dos textos que você vai escrever quando começar a viagem !

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Querido, Gerson, eu nunca pensei que fosse achar tão interessante (e engraçado!) saber o conteúdo da mala de um viajante!!! rrrsss...Espero que sua viagem esteja agradável, neste momento! Que suas pernas longas não estejam sofrendo, antecipadamente, com estas poltroninhas do avião! Boa sorte...por, lá!! Mary Rose

    ResponderExcluir
  3. Mary, tampouco eu achava que fazer uma mala desse tanto assunto. As pernas, minha querida, melhor nem pensar...

    ResponderExcluir