segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Roteiro


Nossa travessia da África se dará pelo lado leste, o lado de lá. É a travessia clássica. É onde existem melhores condições de transporte e, se é que se pode dizer isso, maiores facilidades. Essa rota ‘Trans-africana’ é histórica. Diversos exploradores, no sec. XIX fizeram (ou tentaram fazer) essa rota. Cecil Rodhes, inglês que se tornou o magnata dos diamantes da África, fez um projeto de uma ferrovia ligando a Cidade do Cabo ao Cairo. Essa ferrovia foi concluída apenas parcialmente, nos territórios colonizados pela Inglaterra.
Uma curiosidade que tem a ver com esse caminho, é uma expressão que nós usamos com freqüência. Quando comecei a trabalhar esse blog pensei em vários nomes, mas invariavelmente estes já estavam sendo usados. Até que uma noite tive uma grande idéia: “África de cabo a rabo”. Dormi tranquilo achando que tinha achado o nome. Acordei e fui correndo ao Google e, para minha decepção, havia uma infinidade de citações para essa expressão. Sabem por quê? A origem da expressão é portuguesa e vem de (cidade do) Cabo a Rabat, no Marrocos, uma rota da época das grandes navegações que unia as duas pontas da África.
Mas vamos falar do roteiro. Fiz um mapinha que vocês podem ver acima e quem quiser explorar um pouco mais pode ir ao ‘Google maps’ ou perguntar ou ainda esperar a gente chegar a cada lugar. Mas vamos enumerar resumidamente (o melhor fica pra frente!) as principais atrações pelo caminho:
1.       Cidade do Cabo e a Rota Jardim – É o começo. Cape Town é uma das cidades mais bonitas do mundo e, segundo alguns, parecida com o Rio de Janeiro.  Será? Seguiremos para o norte pela estrada que reúne algumas das principais atrações da África do Sul.
2.       Maputo – a capital de Moçambique é agitada, tem belas praias e uma das melhores gastronomias da África (altas lagostas).
3.       Vitória Falls – seguramente uma das maiores quedas d’água do mundo. Comparável à Foz do Iguaçu. Será?
4.       Zanzibar – a Cidade de Pedra, herança dos árabes, é Patrimônio Cultural da Humanidade além de ter praias caribenhas e também boa gastronomia (altas lagostas).
5.       Lago Vitória – o maior lago africano e o segundo maior do mundo. É uma das nascentes do Nilo. Vamos tentar atravessá-lo ‘de cabo a rabo’.
6.       Lalibela e Gonder – dois Patrimônios Culturais da Humanidade na Etiópia, fantásticas igrejas subterrâneas e castelos do Império Etíope.
7.       Pirâmides do Sudão – Mais numerosas e mais antigas que as do Egito, foram construídas por reis e rainhas negros do Reino Núbio.
8.       Abu Simbel, Pirâmides de Gizé e o Museu do Cairo – não preciso dizer nada.
Coloquei tudo bem resumidinho pra vocês não deixarem de visitar o blog. Aliás, tem muita coisa ainda. Não dá pra falar de tudo de uma vez.

5 comentários:

  1. Gerson a vida é uma aventura, aproveite todos os momentos e curta a cultura e o povo africano. Boa Sorte!
    Marcelo Valente

    ResponderExcluir
  2. Será uma prazer viajar com você pela África através desse blog. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Gerson, que você seja muito feliz em mais uma das suas aventuras... e que traga novidades!!!!! Deus te abençoe.
    Stella

    ResponderExcluir
  4. Gerson, fiquei muito feliz ao saber que você está enfrentando esta aventura, estou torcendo para que voce aproveite muito e matenha seu blog atualizado pois assim estarei acompanhando sua viagem
    Que Deus te acompanhe
    Donaldo.

    ResponderExcluir
  5. Estou curtindo muito sua viagem, gostaria de estar aí...estou acompanhando seu blog todos os dias.
    Um grande abraço,
    Adriane.

    ResponderExcluir