sábado, 1 de outubro de 2011

Dar es Salam

A Tanzânia, comparada aos outros países africanos é uma próspera república. Tem 38 milhões de habitantes e turisticamente falando, é um dos principais destinos africanos. A Tanzânia, que se originou das colônias de Tanganica e Zanzibar, tem atrações que abrange praticamente tudo o que se espera encontrar na África: a exuberante Victória Falls, os Parques Serengueti e Selous, a cratera de Ngorongoro, o Monte Kilimanjaro e a exótica Zanzibar. Pela sua posição estratégica no centro do Oceano Índico, o arquipélago de Zanzibar, importante base para as rotas comerciais desde a antiguidade, teve domínio árabe durante muitos séculos e irradiou essa cultura para o resto do país. Prova disso é que desde que entramos na Zâmbia já verificamos nos povoados pelos quais passávamos, elementos da cultura árabe, como por exemplo, as mulheres de véu.
Dar es Salam, a capital, é uma metrópole regional, com 2,5 milhões de habitantes e podemos dizer que é uma mistura das influências africanas, árabe e indiana. Confesso porém que não me identifiquei muito com Dar. É outra África, apesar de ter as mesmas características das outras metrópoles africanas: trânsito caótico, sujeira nas ruas e um cinturão de miséria em volta delas. Parece que não vi aqui a receptividade até ingênua que vinha tendo até então.
Diga-se a bem da verdade, que cheguei aqui quase de noite e fui me hospedar no bairro árabe, entre ruelas estreitas e encardidas. Como todo bairro árabe, aqui tem a sua mesquita, que as seis da manhã chama os fiéis para o culto e acorda os infiéis como eu, que ainda estão dormindo. Também o tempo não ajudou, ia sair do hotel,, mas caía uma chuva forte. Mudei de ideia e fui a uma lan house. Estava 'not conecting' e então fui ao banco tirar dinheiro. A chuva continuava e aproveitei para ir ao barbeiro. Tudo ao lado do hotel. Até que resolvi ir à luta. Peguei um táxi e fui para o museu Nacional. Muito interessante. Tinha até o Vasco da Gama, líder do Brasileirão (só até domingo), que dobrou o Cabo da Boa Esperança e veio direto para Zanzibar.
Mas engraçado mesmo foi o taxista. Em péssimo inglês (como o meu, aliás) contou-me que presidente Lula esteve por aqui. Até já sabia. Lula visitou a Zâmbia também e vários outros países da África. Expliquei para ele que Lula não era mais o presidente do Brasil e que agora era uma mulher chamada Dilma. Ele riu muito e eu não entendi porque. Ao me despedir dele pedi seu telefone porque precisaria de um táxi no dia seguinte. Ele escreveu num papel e me deu. 'E o seu nome', perguntei. Ele respondeu: 'Dilma'.
Do museu, fui até a praia. Vazia e com um monte de desocupados. Andei até a estação de ferry para Zanzibar, mas o assédio era ta~grande que fui embora. Resolvi voltar ao hotel andando (uns 5 Km), passando pelo centro da cidade. Duas coisas interessantes: a primeira é que os carros estacionam em cima das calçadas, os pedestres andam na rua. A segunda foi o 'churrasquinho de gato' de carneiro and chips que comi. Muito bom. Aí vai a foto. Até Zanzibar.

Em tempo; por motivos alheios, tive que passar mais um dia aqui. Aproveitei para visitar todas as Internets lentas da cidade. Zanzibar, amanhã.





5 comentários:

  1. Olá Gerson,

    Minha geografia, anda meio ruim. Não sei porque, na minha cabeça constava que Zanzibar pertencia à Ásia (Índia) não à Africa (Tanzânia). Preciso me inteirar mais sôbre a realidade do 5 Mundo.....LOL....

    Em tempo, o finado roqueiro Fred Mercury da famosa banda Queens, se chamava Faruk e nasceu em Zanzibar. Isto que é globalização, hein?

    Voce vai passar por lá? E Madagáscar?

    Boas aventuras!!!

    ResponderExcluir
  2. Americo
    Vou hoje para Zanzibar e certamente vamos visitar a casa onde nasceu Fred Mercury. Madagascar, nao. 'E muito longe. abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tio!

    Adorei a descrição! Fico feliz também que aproveita a internet ruim aí para acompanhar o timão no campeonato!

    Força para nós que estamos colados no Vasco!

    beijos e rosas
    Tete

    ResponderExcluir
  4. Erisval Gomes Siqueira Filho4 de outubro de 2011 às 11:09

    olá, Gerson!!
    aqui é o Erisval, seu colega de trabalho, estou acompanhando seu safari pela África e confesso que tenho vibrado diariamente, com as suas narrativas, por sinal muito bem feitas e divertidas. vá em frente, amigo, estou morrendo de inveja da sua iniciativa de tornar realidade um sonho de muitas pessoas, entre as quais eu me incluo. Rede Globo de jornalismo te espera.
    um abraço, do colega e amigo,
    Erisval

    ResponderExcluir
  5. Erisval
    Obrigado pela msg e pelaforca. e bom saber que vc tambem esta conosco

    ResponderExcluir