quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lalibela


No século XII, um imperador chamado Lalibela, após visitar Jerusalém resolveu construir igrejas numa região inóspita no que hoje vem a ser o norte da Etiópia. Louco ou não, ele construiu o que, na minha opinião poderia constar em qualquer lista das maiores maravilhas do mundo.

O menino Joanes ganhou um chaveiro e me convidou para um café na casa dele.

Lalibela, hoje uma pequena cidade de 15.000 habitantes, possui na sua periferia onze igrejas totalmente escavadas na pedra, a maior delas com impressionantes 15 metros de altura . É lamentável que as fotos que estou postando, não dão a dimensão desses monumentos. Como elas estão encravadas na rocha e cercadas por ela, não existe espaço para um enquadramento que contemple a beleza e a imponência dessas construções.
Para realizar esse feito o Imperador usou 40.000 escravos, sendo que a última e talvez a mais imponente, a Igreja de São Jorge (só podia ser!) ficou pronta 23 anos depois de iniciada a primeira. Totalmente inserida dentro da rocha, só pode ser vista de cima. Para acessá-la temos que descer uma rampa íngreme.

A impressionante Igreja de São Jorge

A igrejas de Lalibela são frequentemente comparada às construções de Petra, na Síria, que serviu de locação para um dos filmes de Indianas Jones. Todavia, Petra é como um cenário de Hollywood. Tem só a fachada, enquanto nas Igrejas de Lalibela você entra, algumas são ornamentadas com afrescos, e da para rezar um pouco.

Essa e a primeira, são duas das maiores, mas não guardei o nome.

Fiz a visita às igrejas com a espanhola Anabela. Anabela trabalha para o governo espanhol num programa de assistência internacional e mora no Niger. Foi bom pelo menos por alguns momentos, sair do inglês para conversar no velho e bom 'portunhol'. Nosso guia Zenebe pede para ser chamado quando algum de vocês visitarem a cidade.

Eu com Anabela e abaixo com o guia Zenebe

Engraçado, é que em cada igreja visitada, embora o chão seja de rocha, coberta com carpete. Temos que retirar os sapatos, para tortura do meu joelho baleado. Como são onze igrejas, foram onze tira põe de tênis. Antes, pela manha, no aeroporto de Addis, o cauteloso sistema de segurança do aeroporto também me fez tirar os tênis por três vezes. Como não durmo com eles, foram 15 vezes em apenas um dia. Acho que posso pedir o registro no Livro dos Recordes.

3 comentários:

  1. Não esquece de me passar o telefone do Zenebe!!!
    Nunca tinha ouvido falar dessas igrejas. Estou encantada! Bjs
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Estou acompanhando a viagem.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Encantadoras as construções!!

    ResponderExcluir