segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os Castelos de Gondar


Ficou faltando falar de Gondar. Voltamos então à Etiópia. Gondar é uma das maiores cidades do país e foi a sede do reino que o abrangia no sec. XVII, época do Imperador Fasilida e seus sucessores. Desse tempo guarda os seus castelos que não fariam feio em qualquer lugar da Europa. É curioso verificar que algumas civilizações africanas tinham um desenvolvimento cultural compatível com o do restante do mundo desenvolvido.

Os castelos de Gondar formavam um complexo, inclusive administrativo da cidade. Esse é o maior deles, a residência do Imperador. 

Infelizmente, o nosso tempo em Gondar foi curto para desfrutar de todos os sítios históricos da cidade. O tempo de visita ficou espremido entre a cansativa viagem desde Aksun e os preparativos para a viagem ao Sudão, contada na postagem anterior.
Gondar é a cidade etíope mais próxima da fronteira para onde partiríamos no dia seguinte.

As meninas, lindas, posaram para a foto.

Ainda em Gondar, um boa surpresa: o hotel melhor custo-benefício de toda a viagem. Por 25 dólares a diária, ficamos no Logde Fasil, um hotel novo, com boas instalações, ótima localização junto aos castelos e um bar e restaurante excelente, onde inclusive comemoramos nosso aniversário. Fica indicado.
Para nossa surpresa ainda, fomos convidados para a 'cerimônia do café'. A cerimônia é uma espécie de 'chá das cinco', à base de café, onde as famílias se reúnem. Raramente estranhos são convidados, razão pela qual foi com grande prazer que recebemos essa honraria.

A cerimônia do café

Na postagem anterior, acompanhe o primeiro dia de nossa passagem pelo Sudão.

Um comentário:

  1. Caro Gerson
    Belas fotos, e o trabalho muito interessante.

    Estar na Africa e estar no Brasil é bem parecido, povo simples e materialmente pobre, inteligente e esperto e secularmente explorado. Com a agonia atual do capitalismo espero que todos os historiadores façam uma releitura do processo colonizador, que passaram estes povos e tracem pelo menos nas letras, um futuro mais digno e igualitario para todos nós.
    VIVA MAMA AFRICA
    DAM AMERICA

    ResponderExcluir