sábado, 17 de setembro de 2011

Fiquei puto em Maputo!


O trocadilho era imperdível e confesso que até torci para alguma coisa dar errado para eu usar essa expressão. E não é que deu?

Saímos de Joanesburgo logo pela manhã. Ufa! Para evitar surpresa na hora de ir embora, dei 10 paus pró ajudante do hotel me acompanhar até a Park Station. Viagem pra lá de tranquila. Nove horas em boas estradas, uma favelinha aqui, outra ali, entre algumas belas paisagens. Na fronteira onde achei que podia tomar um baculejo, nada. Uma fila pra sair, outra pra entrar e tudo bem. Nove horas depois, cinco e meia da tarde chegamos na capital de Moçambique. A periferia de Maputo é uma coisa muito feia. Muita pobreza, sujeira e feirinhas por todo lado difíceis até de olhar. Me lembrou a capital da Bolívia, La Paz. Mas a cidade até que é simpática. Voltamos ao português e, pelos letreiros nas lojas e os pastéis de Belém em cada esquina, poderíamos, sem dúvida, dizer que estamos  no ´primo pobre´, embora não falido, da ´terrinha´.

Mas o que não estava no programa era a falta de hotéis na cidade. Na chegada fui três, todos lotados. Já era noite e, no desespero, tive que morrer em U$ 130 num hotel apenas médio. Fora do meu orçamento. Na Cidade do Cabo, um da mesma categoria ficou por um terço. FIQUEI PUTO!! Só então fui descobrir que estão acontecendo em Maputo os Jogos Pan-africanos, uma espécie de olimpíada africana. A cidade está lotada. É africano gringo pra tudo que é lado.

Hoje pela manhã, consegui um mais barato. Metade do preço. Ainda assim caro. Mas, pelo menos um pouco mais suportável. Agora vou dar uma volta. Depois eu conto.

PS- Na foto estou cruzando a fronteira da África do Sul com Moçambique.

8 comentários:

  1. Pelo menos tinha toalha no hotel de US$ 130? Tenho certeza que sim, senão vc ficaria "maisputo", rsrsrs.

    Haa, o que o "hitchhiker's guide to the galaxy" comenta sobre saco de dormir? Na Africa urbana melhor não, né?!?! (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. E aí Ger?

    Encontrou alguém falando português na velha Lourenço Marques?

    um abraço,

    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Gersinho

    Tenho seguido você diariamente. SÓ ALEGRIA!

    Thereza

    ResponderExcluir
  4. Viagem aventureira sem muita coisa programada é assim! Tem suas vantagens, mas tem seu preço. E às vezes é caro!

    Aproveita maputo que disseram que é super legal e animada!

    ResponderExcluir
  5. opa, testando, muito bom Sr. Gerson.

    ResponderExcluir
  6. Não se preocupe que se vc estivesse por aqui....também estaria "puto"....ou "maisqueputo" com a politicada!!! Dbase Já!!! rrrssss Se cuida....

    Mary Rose

    ResponderExcluir
  7. Uau, ler seus relatos da a sensação de estar aí, vc transcreve muito bem. ta faltando fotos rs e tda viagem internacional que se preze tem uns micos né, CADÊ!! (teca)

    ResponderExcluir
  8. Parabens eu sou missionaria e acabei de chegar de Maputo..muito legal sua viajem...

    ResponderExcluir