sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vitoria Falls


Se eu soubesse, nem tinha tomado banho hoje de manhã. Deixava para tomar com a chuva do Rio Zambeze Mas já que tinha tomado, foram dois, o segundo de água fria.
Mas voltando um pouco, quero dizer que fiz boa viagem de Harare a Vitoria Falls. Estrada boa, ônibus bom e serviço de bordo melhor que os das empresas aéreas do Brasil. Doze horas de viagem tranquilas.
Cheguei, me instalei e hoje, 8:00h me adentrei ao Parque Nacional de Vitória Falls no Zimbabwe.
Antes de continuar, uma explicação. Vitória Falls é o nome da queda d'água do Rio Zambeze. Foi dado pelo explorador inglês David Livingstone em homenagem à Rainha Vitória. A queda fica na fronteira entre Zimbabwe e Zâmbia e as respectivas cidades fronteiriças são Vitoria Falls no Zimbabwe e Livingstone na Zâmbia. Como acontece em Foz do Iguaçu que o rio cai mais na Argentina e se vê melhor no Brasil, o Rio Zambeze, que vem da África Central, despenca em Zâmbia e por isso é melhor a vista do Zimbabwe. Pelo menos é o que se diz. Amanhã, quando visitar o lado zambiano, confirmo.
Continuando, fui um dos primeiros visitantes ao entrar no parque e ao chegar no primeiro mirante realmente fiquei impressionado. Tive a mesma perplexidade que a primeira vez que fui a Foz do Iguaçu. Quando a gente vê Foz numa foto, por melhor que ela seja, não tem a dimensão da sua grandeza. Aqui acontece a mesma coisa. Esperava grandiosidade, mas me surpreendi. O Rio Zambeze despenca numa única queda de uma altura de 108 metros ao longo de 1,7 Km. Por onde andávamos, ficávamos exatamente em frente desse fantástico aguaceiro. E olha que estamos no período seco (em Harare, por exemplo já está faltando água e, na estrada até aqui havia muitas queimadas). Ainda bem. No período de cheia, dizem, não se vê nada, pela nuvem de água que vai ao ar. Mesmo com o período seco, em alguns pontos, para ter uma visão melhor da cachoeira, tinha que tomar um belo banho.

Eu, ainda bem molhado

Disse que ia dizer qual era melhor: Vitoria ou Iguaçu. Confesso que achava que Iguaçu levava fácil, mas subi no muro. Vou esperar até amanhã para o veredito final. Enquanto isso, vocês dão uma olhada nas fotos.
Mais tarde, já passando para Zâmbia, atravessei a célebre ponte sobre o cânion do rio. No meio dela uns malucos faziam bug jumping de uma altura de cerca de 100 metros. Só de olhar me dava vertigem. Coragem é aquilo.

Peguei o carinha na hora do pulo. Não sei se sobreviveu.

.
A ponte sobre o Rio Zambeze

Já estou em Livingstone, hospedado no simpático Fawlty Towers, U$ 45, que tem até uma piscina e como estamos com um calor africano, acho que mais tarde vou experimentá-la
Amanhã visito o lado zambiano da queda e como ela é do lado de cá, dizem que pode levar toalha e sabonete. Como comprei uma toalha, praga do Joel, acho que vou levá-la

Um comentário:

  1. Putz, e eu que achava que Victoria Falls era bem ao norte, lá no Lago Vitoria ...

    Gerson, tá uma delícia ler esse seu blog ! Eu entro toda hora pra ver se tem coisa nova ...

    Parabéns, um abraço !!

    ResponderExcluir